quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Causas que provocam a crescente ABSTENÇÃO ELEITORAL

Com a apuração geral dos votos destas eleições (2012), 22,73 milhões de eleitores não compareceram às urnas para escolher um candidato, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, o nível de abstenção no país chegou a 16,41% dos 138,5 milhões de eleitores aptos a votar.

No primeiro turno de 2008, nas eleições anteriores para prefeito e vereador, o índice de abstenção foi mais baixo, de 14,5%.

Proporcionalmente, o estado em que houve maior índice de abstenção em 2012 foi o Maranhão, onde 19,62% dos eleitores não votaram.

Nas cidades com entre 10 mil e 200 mil eleitores, a abstenção foi de 16,78% dos eleitores e nas com mais de 200 mil eleitores, de 17,05%.

Muito bem, percebemos aí uma Abstenção Eleitoral (Não-Presencial) crescente a cada pleito.

Agora, analisaremos (especialmente) a abstenção no município de Coelho Neto, que chegou a 27,20%, totalizando 9.500 eleitores que não foram às urnas no dia 07 de outubro de 2012, apontando um crescimento de 3,7% em relação à (abstenção não-presencial) de 2008, quando ficara em 23,50%, ou melhor: 7,894 eleitores ausentes àquele pleito.
Resumindo: Houve o acréscimo de 1.606 eleitores (20,35%) na soma geral da abstenção não-presencial em relação à de 2008. Um crescimento de 20,35% na abstenção é muito perigoso, ainda mais quando esse percentual (de abstenção) é superior ao de novos eleitores, que ficou em 3,97%.
Como podemos observar, a abstenção Eleitoral (não-presencial), em Coelho Neto, vem crescendo em percentuais altíssimos, perigosos para com o exercício do ato democrático visto que tamanha ausência pode prejudicar as futuras eleições no município. Para uma melhor clareada sobre o tema, vale registrar que o comparecimento (72,80%) de eleitores em 2012 foi menor que o de 2008, quando registrou o percentual de 76,50%. Ou seja, houve um recuo de 3,7% no comparecimento de eleitores em 2012.

As causas dessa crescente Abstenção Eleitoral (não-Presencial)?
Bom, no processo eleitoral há várias causas para que haja abstenção. Neste nosso ponto de vista, real por conta da observação praticada na última eleição (2012), vamos citar as duas principais causas que estão provocando um percentual altíssimo de abstenção eleitoral no município de Coelho Neto, que são: Ineficiência no Transporte de Eleitores (frota justiça eleitoral) e a falta de Alimentação (via Justiça Eleitoral) para os votantes.
Vejamos:
Transporte de Eleitores (frota Justiça Eleitoral) – Nesta eleição a frota de veículos designada para fazer o transporte do eleitorado foi orientada para buscar bem cedo (por volta das 05h da manhã) os eleitores da Zona Rural, com o retorno às suas localidades pré-definido para o meio-dia. O eleitor, sabendo dessa orientação, não ficou empolgado para vir até a cidade, votar, porque percebera que não haveria alimentação para os votantes durante o pleito.

Outro motivo para a falta de interesse do eleitor da zona rural para o exercício do voto é que ele não se sente seguro em deixar a sua residência sozinha, temendo a ação do arrastão dos ladrões. Também: Se o ônibus (Justiça Eleitoral) não faz duas viagens (manhã e tarde), como a outra parte de eleitores da casa vai até a cidade para votar?
Portanto, Ineficiência no transporte do Eleitor e a falta de alimentação para os votantes (organizado e custeado pela Justiça Eleitoral), na cidade, sem nenhuma dúvida, são as principais causas pela crescente abstenção eleitoral no município de Coelho Neto. Caso haja a repetição do método usado nesta eleição 2012, na questão transporte e alimentação de eleitores, há indicativos de que (no próximo pleito) a abstenção Eleitoral (presencial) deverá dobrar os percentuais registrados nesta última votação.
Concluindo, não é compreensivo aceitar a justificativa do não custeio (por parte da Justiça Eleitoral) de uma melhor programação de Transporte de Eleitores, bem como não é aceitável que os eleitores passem o dia no processo eleitoral sem ao menos terem direito a alimentação. Principalmente, considerando que no processo eleitoral há recursos para quase todo tipo de ação administrativa relacionada ao pleito.

Pela grandeza de cada processo eleitoral e, principalmente, pela importância da participação do eleitor no pleito, é mais do que justo que a ele (o eleitor) seja garantido (com qualidade) transporte e alimentação no dia do exercício do voto.
..Ou será que a parte principal do processo eleitoral (o eleitor), mesmo na hora de votar, sempre vai continuar obrigado a quase tudo, inclusive sem transporte e alimentação, mesmo quando do seu ato de cidadania?

Com a palavra a Justiça Eleitoral, os Partidos Políticos e os legisladores.
Com certeza, sem Alimentação e sem uma programação eficiente de transporte de eleitores (organizado e custeado pela Justiça Eleitoral), ambos no dia da eleição, não conseguiremos motivar o eleitor da zona rural a vir votar.
É isso, pelo menos Alimentação e Transporte cada eleitor deve receber no dia da eleição.

É mais do que justo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário